Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
SOUZA, Amanda Rodrigues de y RANGNI, Rosemeire de Araújo. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESDOBRAMENTOS PARA ESTUDANTES PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e22352. Epub 12-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22352.
O estágio supervisionado possui grande relevância nos cursos de licenciatura no Brasil, assim, para que o futuro professor possa expressar na prática os conhecimentos adquiridos, torna-se salutar que a formação inicial ofereça uma base teórica sólida em diferentes áreas de atuação da educação escolar, dentre elas o conhecimento sobre as pessoas Público da Educação Especial (PEE). Nesse sentido, este artigo teve como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores/as e a prática de estágio supervisionado e como objetivos específicos: i) verificar e analisar as matrizes curriculares das disciplinas de estágio supervisionado dos cursos de Pedagogia referente à Educação Especial; ii) investigar como foram as experiências dos graduandos durante os estágios junto aos estudantes público da Educação Especial; e iii) caracterizar o perfil dos graduandos. A pesquisa foi exploratória e descritiva com 118 graduandos em Pedagogia e houve a aplicação de questionário para coleta de dados. Os resultados foram: a) as cargas curriculares demonstraram que as universidades apresentam a quantidade de horas estabelecidas por lei; b) A maioria dos graduandos mencionou experiência positiva com os estudantes público da Educação Especial, entretanto, apontaram dificuldades e fragilidades ao atuar; e c) os graduandos foram mulheres jovens em primeira graduação e que trabalhavam enquanto estudavam.
Palabras clave : educação especial; estágio supervisionado; formação inicial..