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Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

OKADA, Alexandra; OKADA, Alberto Erich Steimber de Pereira  y  CAMPOLINA, Luciana de Oliveira. ESCOLARIZAÇÃO ABERTA PARA A EDUCAÇÃO DIGITAL COM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - REFLEXÕES SOBRE OS PLANOS EUROPEU E BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24689.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24689.

Como potencializar projetos e iniciativas em parcerias internacionais na área de educação científica digital? Este estudo examina dois planos atuais de educação digital, o europeu e o brasileiro, identificando diferenças e similaridades destacadas num quadro analítico. A abordagem metodológica baseou-se na análise temática indutiva da literatura cinza, combinada com a análise documental de relatos de práticas educacionais digitais do projeto Europa-Brasil CONNECT de escolarização aberta. Os resultados destacam a relevância de três fatores: 1. oportunidades educacionais científicas digitais com abordagens sócio científicas; 2. ciência e tecnologia participativas tais como design-thinking e inquiry mapping, incluindo ambientes híbridos emergentes com tecnologias das nuvens (gerenciadores) a inteligência artificial (OpenAI - ChatGPT); e 3. parceria locais e globais para propiciar habilidades digitais e científicas rumo a sustentabilidade da vida e do planeta.

Palabras clave : escolarização aberta; educação digital; design thinking; inteligência artificial; políticas educacionais..

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