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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
PORTELA, Thalita Regina de Oliveira y ALVIANO JUNIOR, Wilson. EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e21928. Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n66.21928.
O presente artigo busca discutir sobre a inserção da Educação Física como componente curricular pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para tanto, utilizou-se uma revisão de literatura com objetivo de avançar na compreensão de uma perspectiva que justifique esse pertencimento a essa área e como esse fato possibilita a aproximação do componente curricular com a Função Social da Escola, com a formação cidadã e com a compreensão das diferenças. Defende que a linguagem, através de seus sistemas de significação, atua como agente regulador e produtor de corpos e identidades, afetando, de forma direta, o trato pedagógico destinado aos conteúdos da Educação Física na Educação Básica, que deve ter como seu objeto de estudo a cultura corporal. Por fim, destaca que esta compreensão do componente curricular permite sua integração a função social da Escola.
Palabras clave : educação física; função social da escola; linguagens; códigos e suas tecnologias..