Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
PEREIRA, Márcia Moreira y BRAULIO, Wendell Lopes de Azevedo. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: LETRAMENTO RACIAL E AFROLETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ANTIRRACISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e25178. Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178.
O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.
Palabras clave : literatura Afro-Brasileira; letramento racial; afroletramento; educação antirracista..