Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
LEGRAMANDI, Aline Belle; ROGGERO, Rosemary y TAVARES, Manuel. HORIZONTES EDUCACIONAIS OUTROS, CAMINHOS TRILHADOS PELA PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24147. Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24147.
Para pensarmos em pedagogias que combatam a colonialidade, é preciso problematizar, afrontar, desafiar e resistir aos diversos tipos de dominação e opressão colonial que cingem a existência diária. Com essas incitações, para a elaboração da tese de doutorado em andamento - da qual essa revisão sistemática da literatura (RSL) faz parte -, sabemos que, antes de iniciar uma pesquisa acadêmica, é preciso conhecer o estado da arte de seu objeto por intermédio da RSL. Assim, neste estudo, o objetivo geral é descrever e analisar teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2020 no âmbito das pedagogias decoloniais, para responder a pergunta de pesquisa, “o que a literatura científica vem produzindo sobre pedagogias decoloniais nos últimos anos?”. Usamos a epistemologia decolonial como referencial teórico e abordagem quantitativa do ponto de vista metodológico. Os dados foram obtidos por intermédio do Google Acadêmico, Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, usando o descritor “pedagogia decolonial”. Como resultados, destacamos o crescimento das pesquisas nessa área, regularidade temporal tanto das teses quanto das dissertações, um desequilíbrio entre as abordagens metodológicas, a diversidade de instrumentos para coleta de dados; a principal forma de análise utilizada foi a que articula os dados coletados com o referencial teórico e a profusão de categorias analíticas.
Palabras clave : decolonialidade; metodologia da pesquisa; pedagogia decolonial; pesquisa quantitativa; revisão sistemática da literatura..