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Eccos Revista Científica
versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278
Resumen
MARCONDES, Ofélia Maria. ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS REGISTRO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25511. Epub 19-Feb-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25511.
Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre a reforma educacional de 2017 denominada Novo Ensino Médio (NEM) e seu impacto na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, destacando-se o tema da prova de redação que coloca em pauta a invisibilização do trabalho da mulher. Esta discussão se dá em diálogo com o pensamento de Sílvia Federici e María Lugones. A partir disso, o trabalho traz uma análise do NEM no que se refere à formação da juventude brasileira e segue apresentando o Ensino Técnico de Nível Médio Integrado (EMI) como uma possibilidade para a reconstrução deste nível de ensino, respeitando-se parâmetros como formação integral de jovens, escolarização integrada - formação profissional e formação geral - e escola de tempo integral, tríade que sustenta um ensino médio comprometido com a justiça social e a democracia. Por fim, delineia-se como se pensa o EMI no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Registro com ênfase à resistência dos docentes ao não aceitarem a reformulação dos cursos técnicos de nível médio na forma integrada baseada no NEM. Para tais fins, buscou-se o apoio de discussões teórico-filosóficas propostas por autores como Marcos Antônio Lorieri, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, além da análise de notícias e documentos do IFSP.
Palabras clave : ensino médio; ensino técnico; formação profissional; formação integral..