Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
MARZIO, Darryl Matthew De. O que acontece nos textos filosóficos: a teoria e a prática de matthew lipman do texto filosófico como modelo. child.philo [online]. 2011, vol.7, n.13, pp.29-47. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2011.00001.
Este artigo explora a noção de Matthew Lipman de texto filosófico como modelo. Argumento que a visão de Lipman do texto filosófico reúne as formas textuais expositivas e narrativas de uma maneira destacada - não no sentido de que a tensão entre a narrativa e a expositiva foi superada de uma vez por todas, mas no sentido em que a forma expositiva e a narrativa são colocadas em relação dentro da própria forma narrativa. A partir da leitura de Foucault das Meditações de Descartes, argumento que as novelas filosóficas de Lipman cumprem função tanto demonstrativa quanto ascética, nos permitindo situar as novelas de Lipman na história do discurso filosófico, como também nos permitem apontar para o papel da criação de textos, e currículos filosóficos no futuro.
Palabras clave : currículo; textos filosóficos; narrativa; Matthew Lipman; Michel Foucault.