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Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
KHOSRONEJAD, Morteza y SHOKROLLAHZADEH, Soudabeh. De silenciar a literatura infantil à tentativa de aprender com ela: mudando as visões dos livros ilustrados no movimento de fpc. child.philo [online]. 2020, vol.16, e45025. Epub 09-Mayo-2020. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45025.
Este artigo investiga criticamente as abordagens dos livros de figuras usadas na história do movimento de filosofia para crianças (FpC). Nossa preocupação com os livros ilustrados baseia-se principalmente nas críticas mais amplas de Morteza Khosronejad de que a literatura infantil foi tratada de maneira instrumental pelos primeiros fundadores do FpC, que, com isso, está abolindo a voz independente dessa literatura (2007). Como tal, exige que examinemos a posição da literatura infantil na história deste programa educacional, bem como outros gêneros e formas, incluindo os livros ilustrados como uma forma artístico-literária altamente valorizada para os educadores. Em nossa investigação, pesquisamos, portanto, a transição de abordagens de livros ilustrados concomitantemente com a transição de abordagens da literatura infantil. Esta pesquisa demonstra que alguns estudiosos e praticantes posteriores do FpC se afastaram significativamente não apenas da abordagem de Lipman sobre a literatura e os livros ilustrados, mas também de sua conceituação de infância e filosofia para crianças. Enquanto isso, demonstra que, apesar dos estudiosos do P4C tomarem medidas efetivas para abordar a literatura infantil em geral e os livros ilustrados em particular, existem algumas etapas a serem seguidas para reconhecer plenamente essa literatura como um ramo independente do conhecimento e os livros ilustrados como obras artísticas e literárias singulares. Embora revele as limitações e paradoxos com que os estudiosos do FpC continuam lidando, neste artigo, vemos a ideia anterior de Khosronejad (2007) como uma sugestão para superar a instrumentalização da literatura infantil e dos livros ilustrados em FpC. O diálogo fundamental com os teóricos da literatura infantil, particularmente os dos livros ilustrados, abrirá novos horizontes para a realização de nossa sugestão.
Palabras clave : livros ilustrados; filosofia para crianças (fpc); literatura infantil..