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Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
AYALON, noa lahav. spinoza sobre as crianças e a infância. child.philo [online]. 2021, vol.17, e59537. Epub 27-Dic-2021. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.59537.
Baruch Spinoza, filósofo do século XVII, mais conhecido por seu rigor metafísico e a heterodoxia radical de sua concepção de Deus como Natureza, não diz muito sobre as crianças ou a infância. Contudo, suas poucas menções às crianças em sua obra-prima, Ética, levantam questões fascinantes de autarquia, racionalidade e relações mente-corpo percebidas no contraste entre crianças e adultos. Geralmente, as teorias filosóficas da infância se beneficiam muito de uma base metafísica forte. A filosofia de Spinoza, que recentemente tem recebido considerável atenção de neurocientistas e psicólogos contemporâneos, pode servir como um terreno estável e fértil para o desenvolvimento de uma forte filosofia da infância. Neste artigo, abordo a concepção spinozista de um ser humano próspero e feliz e a maneira como essa compreensão da excelência humana reflete em sua compreensão das crianças e da infância. Eu argumento que o uso de conceitos spinozistas pode ser valioso na análise de crianças e da infância - especialmente a essência, o esforço para perseverar no ser, e a natureza da imaginação. A epistemologia de Spinoza pode explicar a racionalidade única das crianças e fornecer uma base metafísica para o comportamento normativo. Além disso, pode nos ajudar, como cuidadores, a compreender melhor e ser empático com as crianças, ao explicar as semelhanças e diferenças entre crianças e adultos.
Palabras clave : infância; spinoza; essência humana; ética..