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Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

TETTAMANTI, Ángela. Resenha de: Agratti, Laura (2021). Devenir pregunta: filosofia e infancias entre la escuela y la universidad. Rio de Janeiro: NEFI. child.philo [online]. 2022, vol.18, e73319.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.73319.

Resumo Em Devenir pregunta: Filosofía e infancia entre la escuela y la universidad Laura Agratti aborda o ensino da filosofia a partir da pergunta: por que e como foi possível a presença e permanência da Filosofía con Niños (FcN) na Escola Joaquin V. González? A autora consegue contextualizar e conceituar sua experiência com o projeto, revisa e analisa o percurso histórico que permitiu seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que refaz o caminho intelectual de seu mestre, Guillermo Obiols, que inaugurou os debates e reformulou as propostas sobre como ensinar filosofia na Argentina. O livro mostra os efeitos transformadores e emancipatórios do projeto da FcN sobre o ensino da filosofia, bem como sua capacidade de modificar concepções de filosofia, de gerar tensões sobre o conhecimento tradicional transmitido pela escola e de ter um impacto sobre a subjetividade dos professores. Sem desviar o foco da pesquisa sobre a prática da filosofia com crianças, Agratti se concentra nas possibilidades de autotransformação que esta atividade de pensamento oferece aos professores. Em sua pesquisa, percebe-se a necessidade de escolher um sentido amplo e plural da infância, que inclui tanto o sentido cronológico quanto o não cronológico do termo. Desta forma, Agratti considera que "Filosofia com Infância" (FcIs) é uma expressão que torna visível todas as pessoas envolvidas na prática (professores e alunos), entendendo a sala de aula como um espaço em que a infância das idades e a infância existencial convergem. Sua visão profunda e detalhada do projeto FcN na escola destaca a importância dos professores filósofos na primeira escola, um espaço onde começa a relação com o conhecimento, para que se possa ter uma educação filosófica que permita conhecer a si mesmo e com base nisso manter uma relação com os outros, com o mundo, com o conhecimento; fazendo perguntas que possibilitem novas ideias.

Palabras clave : pergunta; infância; subjetividade docente.

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