Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
MATOS, Susana Brissos de y VIEIRA, Paula Alexandra. A filosofia da infância e a participação política das crianças: desafios poli(s)fónicos. child.philo [online]. 2023, vol.19, e70501. Epub 25-Feb-2023. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.70501.
Que desafios a participação política das crianças coloca à Filosofia da Infância? Que desafios a Filosofia da Infância coloca à participação política das crianças? O texto que compartilhamos é um balancear entre a “pesquisa como um enumerar de situações e a pesquisa que tira o sono ao pesquisador”. Neste contexto, apresentamos uma narrativa criativa ilustrada, em forma de diálogo. Na orla do que poderia ser o território da participação política, encontram-se duas personagens - Sentinela e Andante - que conversam a propósito de ondas de crianças que se espraiam no território. Essa narrativa é enquadrada num referencial teórico que embasa o grupo de estudos a que pertencemos e o nosso trabalho com as crianças em sede de comunidade de investigação filosófica. Estabelecemos uma articulação entre a escuta das vozes das crianças, as condições de escuta com o lugar da sua participação política no espaço público. Em que medida um espaço e um tempo de escuta das crianças abrem movimentos polifónicos e possibilitam a construção de novas formas de polis: poli(s)fonias? De que formas a Filosofia da Infância se desafia a si mesma na criação de poli(s)fonias onde a participação das crianças dá o tom? De que modos a Filosofia da Infância nos interpela à criação de poli(s)fonias?
Palabras clave : filosofia da infância; escuta; participação política das crianças; poli(s)fonias.