Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
SILVA, Gilberto Ferreira da y CABRERA RODRIGUEZ, Flor Ángeles. Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.121-139. ISSN 1984-6444.
O propósito deste trabalho é o de colocar como campo de discussão a produção de pesquisa ancorada no ambiente proporcionado pelo Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Centrou-se em conhecer o percurso da concepção de educação intercultural adotada nas pesquisas produzidas ao longo de 17 anos (1992-2009). Os intensos processos de imigração nestas últimas décadas e a consequente presença da diversidade cultural nos espaços educativos alimentam o esforço investigativo em conhecer e construir alternativas para o enfrentamento do fenômeno da multiculturalidade. Neste cenário a discussão pautada pela noção de educação intercultural tem estimulado uma crescente produção acadêmica, aportando contribuições, explorando modelos e projetos de intervenção em contextos educativos. Observa- se que o deslocamento de concepções simples da interculturalidade dá lugar a elaborações mais complexas e que apontam para interfaces interdisciplinares na consolidação de um campo de pesquisa.
Palabras clave : Educação Intercultural; Formação de Professores; Grupo de Pesquisa; Diversidade Cultural.