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Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PANIZ, Catiane Mazocco y FREITAS, Deisi Saigoi. Formação de professores e registros pessoais: limites e possibilidades. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.499-510. ISSN 1984-6444.
Os cursos de formação de professores devem considerar a necessidade de que os professores compreendam os conteúdos de sua área de conhecimento e saibam como ensiná-los a alunos diversos. Dessa forma, os docentes necessitam tempo e oportunidades significativas de aprendizagem, de forma que possam repensar suas práticas em sala de aula e construir práticas novas, viáveis e significativas para os alunos. No presente trabalho o objetivo foi discutir o tema formação de professores e uma possibilidade de reflexão da prática docente por meio de um instrumento que chamamos Diário da Prática Pedagógica, que pode ser uma possibilidade para favorecer a reflexão e discussão sobre as práticas docentes, tanto em períodos de estágio como já na atuação do professor em exercício.
Palabras clave : Formação de Professores; Diário da Prática Pedagógica; Estágios Profissionais.