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Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
POSSA, Leandra Boer y NAUJORKS, Maria Inês. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.319-328. ISSN 1984-6444.
Este texto, tomando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e os programas que acolhem a formação de professores para a diversidade/inclusão, coloca em movimento analítico os efeitos discursivos destes documentos. Sem a pretensão de fazer uma análise exaustiva, busca-se problematizar o efeito do silêncio docente que esta política neoliberal vem produzindo sobre os professores que atuam nos sistemas de educação municipal e estadual da região de Santa Maria. Utiliza- se nesse empreendimento a ferramenta conceitual-metodológica da governamentalidade para pensar que os discursos da inclusão têm capturado e subjetivado os professores, pois diante da irredutibilidade dessa rede discursiva o silêncio é um efeito de produção, consumo do princípio da inclusão e do empreendimento de si.
Palabras clave : Subjetivação Docente; Neoliberalismo e Inclusão.