SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A reforma educacional paulista e a “nova” cultura docenteA indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FERNANDES, Adriana Hoffmann. O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.343-359. ISSN 1984-6444.

O artigo traz resultados da pesquisa de Doutorado em que se buscou investigar os modos de relação das crianças com as narrativas no contexto atual. O estudo foi fundamentado nos Estudos Culturais Latino-Americanos que entendem o “cultural” na perspectiva da hibridação (Canclini, 2003). A investigação ocorreu em três escolas, um espaço cultural e um blog. O estudo foi desenvolvido por intermédio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico através de oficinas e entrevistas realizadas com as crianças participantes e as crianças produtoras de um blog. Os achados da pesquisa mostram a frequente relação das crianças com a imagem, mostrando o quanto a leitura das crianças é híbrida, misturando as diferentes linguagens na integração das linguagens oral, escrita e visual na formação das crianças como leitores.

Palabras clave : Criança; Narrativa; Formação do Leitor; Imagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )