Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
FERNANDES, Adriana Hoffmann. O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.343-359. ISSN 1984-6444.
O artigo traz resultados da pesquisa de Doutorado em que se buscou investigar os modos de relação das crianças com as narrativas no contexto atual. O estudo foi fundamentado nos Estudos Culturais Latino-Americanos que entendem o “cultural” na perspectiva da hibridação (Canclini, 2003). A investigação ocorreu em três escolas, um espaço cultural e um blog. O estudo foi desenvolvido por intermédio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico através de oficinas e entrevistas realizadas com as crianças participantes e as crianças produtoras de um blog. Os achados da pesquisa mostram a frequente relação das crianças com a imagem, mostrando o quanto a leitura das crianças é híbrida, misturando as diferentes linguagens na integração das linguagens oral, escrita e visual na formação das crianças como leitores.
Palabras clave : Criança; Narrativa; Formação do Leitor; Imagem.