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Articulo
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Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
HOJAS, Viviani Fernanda y ABDIAN, Graziela Zambão. Perfil do diretor da escola pública estadual paulista. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.201-214. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/198464448627.
O objetivo deste texto foi analisar o perfil do diretor de escola pública paulista, problematizando a literatura da área, os concursos públicos e as diretrizes da política. As constatações permitiram-nos afirmar que, apesar do avanço dos anos 1980, sobremaneira no que diz respeito à negação da Administração empresarial e ao incentivo para a construção de um corpo teórico próprio para a Administração escolar, o que predomina nos anos mais recentes é a não formação inicial do diretor de escola e uma atuação baseada no "manager". Os avanços conquistados encontram barreiras reais quando este diretor concursado é submetido aos cursos de formação continuada e às legislações que determinam um perfil gerencial, os quais não dialogam com uma formação inicial fortalecida e alternativa ao que recebe, quase diariamente, das instâncias superiores.
Palabras clave : Diretor de Escola Pública; Produção Teórica em Administração Escolar; Política Educacional Paulista..