Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
COSTA, Ana Valeria Lopes Correa y FERRONATO, Cristiano de Jesus. A infância e o brincar de ontem e de hoje: Uma perspectiva multidisciplinar. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e39447. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644439447.
O objetivo deste artigo é abordar o brincar enquanto essência da criança e o brinquedo material ou materializado condutor dessa ação, envolvidos por afetos, culturas e épocas. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura com contribuições de autores da historiografia, sobre a infância; da filosofia com as percepções de Platão; da arqueologia, que identificou o brincar em achados pré-históricos, a exemplo das artes rupestres; da psicologia e as suas observações do brincar, enquanto predisposição hereditária e da sua relação com a cognição, bem como da psicanálise que, na mesma época observou no brincar conteúdos inconscientes. Para neurociência esse comportamento compreende as regiões mais antigas do cérebro (regiões subcorticais), que influenciam a estruturação das regiões neocorticais, responsáveis pela inteligência humana. O diálogo multidisciplinar amplia o olhar sobre a natureza do brincar e suas características, seus aspectos históricos e culturais, origem ancestral e envolvimento com a complexa estrutura cerebral relacionada à inteligência.
Palabras clave : Brincar; Educação; Perspectiva multidisciplinar.