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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
DE FREITAS NUNES, Daniel; FABBRIN PIRES OLIVEIRA, Etiene y GONCALVES MAIA, Marcos Felipe. Relações de gênero, renda e trabalho em microdados sobre formação inicial de professores/as no Brasil: uma análise multivariada. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e40318. Epub 14-Sep-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644440318.
O presente artigo apresenta dados relativos as relações e desigualdade de gênero em cursos de formação inicial de professores no Brasil buscando verificar em uma perspectiva multivariada as nuances desta desigualdade. Neste sentido, buscou-se, a partir do emprego de técnicas de análise multivariada de dados, verificar o impacto da questão de gênero em diferentes indicadores socioeconômicos de 197.625 estudantes de licenciatura no Brasil, compreendendo 78.088 alunos de instituições públicas e 119.537 de privadas, partindo-se da diferenciação teórica dos conceitos de sexo e gênero, partindo-se da premissa de que feminino e masculino dividem a amostra trabalhada pelo caractere do sexo biológico ao mesmo tempo em que o conceito de gênero é aqui compreendido como um instrumento de sedimentação da dominação do masculino sobre o feminino. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um estudo quali/quantitativo e emprega a técnica estatística multivariada de Análise de Correspondência (AC). Conclusivamente, discute-se que desigualdade de gênero nos cursos de formação de professores no Brasil vai além da desigualdade direta, isto é, o desequilíbrio no número de matriculados por sexo, refletindo também em desigualdade de renda, trabalho e condições para estudo.
Palabras clave : Formação de professores; Gênero; Desigualdade.