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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
RONCARELLI, Isadora Alves; STECANELA, Nilda y PAULETTI, Fabiana. Docência em movimento: a transitividade no fazer docente. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e40170. Epub 06-Nov-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644440170.
O presente texto versa a respeito da docência e seus processos de transitividade. O objetivo é tecer uma reflexão sobre a importância da transitividade na docência, tendo em vista as contribuições de Paulo Freire no que tange ao pensar certo e à reflexão sobre a ação. Além disso, outros autores são evocados para a escrita, tais como Pimenta (2002, 2010), Freitas (2018), Charlot (2000), Cunha (1999). O argumento principal desenvolvido no texto é que ao pensar certo o docente pensa sobre, ao pensar sobre, reflete sobre sua prática, e a reflexão sobre a prática o coloca em processo de ação-reflexão-ação, isso caracteriza a docência em movimento. A pesquisa é o elemento central para a transitividade na docência, a postura investigativa do professor, que reflete sistematicamente sobre sua prática, o coloca em constante movimento. Esse movimento é provocado pelos professores, por meio de saberes docentes como a reflexão, a pesquisa, a tomada de decisão e o pensar certo.
Palabras clave : Docência em movimento; Ação-reflexão-ação; Saberes Docentes.