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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
GONZALEZ, Rafael Alberto González y BONILLA, María Helena Silveira. Smartphone no campo escolar: análise do discurso científico produzido nos artigosdisponíveisna base de dados da Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC). Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e53236. Epub 09-Nov-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644453236.
A escola do século 21 está passando por um processo de mutação único; A entrada em cena do digital (em termos genéricos) e do smartphone (em termos particulares), permitiu o surgimento de uma série de novas realidades cujas principais características se constituíram, nas últimas décadas, no campo escolar. Para tanto, o discurso científico vem produzindo algumas regularidades enunciativas, na intersecção temática do smartphone-escola, um topoi que passou a definir os limites do enunciável/pensável no marco daquele determinado campo de conhecimento que mescla o tecnológico com a escola. Nesse sentido, o presente trabalho examina através da Análise Crítica do Discurso (ACD), 28 artigos que fazem parte do banco de dados da Red de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, España y Portugal (REDALYC). Foram identificadas as regularidades discursivas que tipificam a intersecção temática smartphone-escola (objeto de interesse), delineando de forma preliminar o campo enunciativo instrumental-utilitário a partir do qual se constituem as relações de saber-poder através das quais o científico-escolar vem pensando, enunciando, o eixo temático em consideração.
Palabras clave : Smartphone; Escola; Discurso Científico; Saber-Poder.