SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Sonido, luces, cámara, audiodescripción: modos de audiodescripción en el aulaBase Nacional Comum Curricular de Educação Física: tensionamentos e demarcações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Práticas digitais, sexualidade e educação numa escola pública de ensino fundamental. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43284.  Epub 14-Dic-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443284.

O presente artigo se inspirou na seguinte questão: quais são as práticas digitais relacionadas à sexualidade de adolescentes de 12 a 15 anos de idade, do ensino fundamental? O objetivo foi compreender os usos, os sentidos e as relações sociais que emergem de práticas relacionadas à sexualidade, mediadas pelas mídias digitais de adolescentes de uma escola pública de ensino fundamental de tempo integral. A partir de uma pesquisa de campo de caráter etnográfico, percebeu-se que os/as adolescentes acessam e compartilham, intencionalmente ou não, uma grande quantidade de conteúdo relativo à sexualidade. São discutidas as formas de acesso, as consequências e os conflitos relacionados a tais práticas, além de reflexões sobre tipos de mediação que escola e famílias têm utilizado para lidar com essa questão.

Palabras clave : Práticas digitais; Adolescentes; Sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )