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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
COELHO, Antonia Ediele de Freitas y MALHEIRO, João Manoel da Silva. Neuroeducação e a construção de Indicadores de Habilidades Cognitivas. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43817. Epub 26-Oct-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644443817.
Este estudo apresenta proposições de um instrumento de análise por meio dos pressupostos da Neuroeducação, evidenciando como Indicadores de Habilidades Cognitivas podem ser percebidos em falas e atitudes de alunos durante as aulas. Assume-se uma abordagem metodológica qualitativa, na qual se desenvolve uma revisão bibliográfica em artigos científicos, teses e livros publicados em periódicos da área da educação em ciências. Elaboram-se categorias denominadas de Bases Organizacionais das Habilidades Cognitivas, que resultam em alguns Indicadores de que essas Habilidades ocorrem em contextos reais e podem ser identificadas. Os resultados apontam que a Neuroeducação compreende um novo ramo de estudos, que propõe aproximar a educação em ciências de estudos relacionados a Neurociência e a Psicologia. Desse modo, esse instrumento possibilita análise de categorias que identifiquem Habilidades Cognitivas, compreendendo que o trabalho pedagógico promovido de maneira colaborativa e interativa auxilia na forma como o aluno adquire a manifesta aprendizagem.
Palabras clave : Cognição; Indicadores de Habilidades Cognitivas.