SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Experiencias de personas con autismo que terminaron la Educación Superior: una investigación en Porto Velho/ROUna reflexión sobre las prácticas violentas en el proceso escolar de los usuarios sordos orales de audífonos para amplificación de sonido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação Especial (Online)

versión On-line ISSN 1984-686X

Resumen

NICIOLI PEREIRA, Mariana; RIBEIRO NASCIMENTO, Lilian Cristine  y  DE OLIVEIRA MARTINS, Vanessa Regina. Interações do aluno surdo no processo de inclusão. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e67808.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x67808.

Este artigo analisa o processo de inclusão de alunos surdos em escolas públicas e suas interações com outros alunos, intérpretes e professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com a observação de campo de 4 estudantes surdos dentro de suas salas de aula e também nos momentos de intervalo em duas escolas públicas de Campinas. A partir da observação foi realizada uma análise quantitativa das interações destes alunos com as demais pessoas do contexto escolar. A pesquisa concluiu que, por ser único aluno surdo em sua sala de aula, o número de interações deste estudante é nitidamente maior com o intérprete, seguido das interações com alunos ouvintes, em terceiro lugar com os professores. Por fim, as interações em menor número foram realizadas com outros colegas surdos da escola, fora da sala de aula. Os resultados revelaram que o processo de inclusão dos alunos surdos nas escolas observadas restringe as possibilidades de interação no contexto escolar, o que pode dificultar a constituição de uma autoimagem positiva destes estudantes.

Palabras clave : Educação de surdos; Inclusão; Interação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )