SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Una reflexión sobre las prácticas violentas en el proceso escolar de los usuarios sordos orales de audífonos para amplificación de sonidoDesafíos, adversidades y lecciones para enseñar Física a estudiantes sordos en tiempos de la pandemia Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação Especial (Online)

versión On-line ISSN 1984-686X

Resumen

LOPES MONTEIRO, Janete  y  DE CASSIA MARCHI, Rita. Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas com estudantes com deficiência intelectual. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e69440.  Epub 04-Dic-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x69440.

A inclusão escolar de estudantes com deficiência se tornou uma questão central no campo educacional, pois envolve a inserção do público-alvo da educação especial em escolas regulares de ensino. Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação e tem por objetivo propor reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas realizadas com estudantes com deficiência intelectual (DI). A metodologia envolveu técnicas da etnografia (observação participante, elaboração de diário de campo, realização de entrevistas ), análise de documentos da escola campo da investigação e de dispositivos legais nacionais e municipais que garantem os direitos das crianças com deficiência de frequentar e ter acesso ao conhecimento em escolas regulares de ensino. A geração de dados foi realizada em 2018 numa escola pública da rede municipal de Florianópolis - Santa Catarina (SC), que trabalha na perspectiva inclusiva. Os sujeitos alvo da pesquisa foram três estudantes com DI, matriculadas no 6º e no 8º ano. A análise dos dados permitiu concluir que, se a inclusão escolar dos estudantes com DI na escola pesquisada está garantida do ponto de vista legal, observações e entrevistas demonstraram que existem desafios e barreiras (pedagógicas e atitudinais) que comprometem a acessibilidadesimbólica desses estudantes. Ademais, que eles conseguem aprender no seu ritmo e em condições adequadas, mas, o ideal de aluno, presente no conceito de ofício de aluno(MARCHI, 2010; PERRENOUD,1995), podecontribuir tanto para o fracasso escolar quanto para a instauração de práticas de exclusão branda (BOURDIEU & CHAMPAGNE, 2008).

Palabras clave : escolar; Deficiência Intelectual;Ofício de aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )