Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
FINATTO, Maria José Bocorny; BARBOSA, Rafaela Guimarães y DEL PINO, José Claudio. Da linguagem da química: modalização e causalidade em textos didáticos. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.263-280. ISSN 1984-7114.
Em pesquisa conjunta entre o grupo TEXTQUIM do Instituto de Letras e a Área de Educação Química da UFRGS, são examinados diferentes perfis da linguagem química em língua portuguesa. Ao integrar elementos lingüísticos e didático-conceituais, a pesquisa segue princípios de Terminologia, de Lingüística de Corpus e de Teorias do Texto. Este artigo traz um breve panorama dos resultados obtidos sobre itens como modalização e a causalidade em textos didáticos do ensino superior. Ao final do trabalho, pondera-se como aspectos da linguagem podem repercutir sobre o funcionamento do texto didático sobre o aprendizado desta ciência no ensino superior.
Palabras clave : Modalização; Causalidade; Textos Didáticos de Química.