Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Docência na educação básica: saberes, desafios e perspectivas. Contrapontos [online]. 2009, vol.09, n.03, pp.18-31. ISSN 1984-7114.
A discussão sobre o trabalho docente nas escolas, a especificidade dos saberes que o constituem e a necessidade de revalorização dessa profissão como desafio e perspectiva para pensá-la vêm ocorrendo em fóruns os mais diversos, penetrando o universo escolar e o acadêmico também de modos diferenciados. Este texto aborda o tema a partir da discussão a respeito do que entendemos ser a escola e suas funções, como ela se constitui formalmente, sobre que ideias e ideais e de que modo podemos pensar a sua realidade a partir das práticas concretas que se desenvolvem em seu interior. Isso porque o reconhecimento da especificidade dos saberes tecidos e em circulação no espaço-tempo escolar pareceme uma das condições necessárias a essa reflexão e ao entendimento da vida docente, dos saberes e dos dilemas que a habitam, bem como dos desafios enfrentados e perspectivas de futuro. A compreensão da concepção de escola e de educação que serve de base à estruturação da escola e do sistema escolar ajuda a perceber as negociações de sentido que se instalam nos diferentes universos escolares, e são captáveis pelo estudo das realidades escolares cotidianas, dos usos que fazem professores e alunos das regras que lhe são dadas e ajudam a pensar a docência em sua realidade cotidiana.
Palabras clave : Cotidiano Escolar; Práticas Curriculares; Saberes Docentes.