Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima. Pessoas com altas habilidades/superdotação adultas: lembranças do processo de escolarização. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.02, pp.218-235. ISSN 1984-7114.
Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual, a sociedade vive um período de mudanças rápidas. Dentre as transformações, a escola vislumbra a inserção e a melhoria das ferramentas pedagógicas, sendo que alguns destes recursos podem contribuir para que um determinado grupo tenha suas necessidades educacionais específicas reconhecidas, os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar como as pessoas com altas habilidades/superdotação reportam a influência escolar, caracterizando-se como qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de estudo de caso. Os resultados indicaram que as consonâncias entre os impactos do período da escolarização e as vivências atuais dos sujeitos fi zeram que estes buscassem oportunidades de acordo com as necessidades de aprendizagem, ou que negassem a existência destas necessidades, dentre outros aspectos.
Palabras clave : Alunos com Altas Habilidades; Adulto; Escolarização; Disseminação da Tecnologia Educacional; Educação Especial.