Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
NEVES, Rosa Maria Corrêa das y LEITE, Siomara Borba. Alguns aspectos para se pensar a pesquisa em educação: o estatuto epistêmico e social da ciência. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.207-214. ISSN 1984-7114.
A prática da pesquisa em educação supõe considerações sobre o significado do conhecimento científico, as quais podem ser feitas por diferentes caminhos. A nossa opção é pensar a pesquisa em educação a partir da discussão epistemológica que insere a questão da ciência em um ambiente intelectual de valorização da razão. Considerar esse significado no momento de sua constituição e consolidação nos oferece elementos para problematizar aspectos presentes, não necessariamente explicitados, na ação de pesquisar a educação. Iniciamos por uma discussão sobre o estatuto epistêmico da ciência no Iluminismo, para compreender as origens do conhecimento científico e as práticas intelectuais que supôs. Em seguida, examinamos parte do debate que acompanha a produção do conhecimento científico sobre o fenômeno humano, discutindo como essa produção se insere no conjunto mais amplo da racionalidade científica. Para a discussão, recorremos à contribuição de filósofos que têm se dedicado a interrogar e buscar o significado da ciência.
Palabras clave : Ciência; Razão Científica; Pesquisa em Educação.