Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
BOLZAN, Doris Pires Vargas y HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari. A diversidade e a alfabetização: aprendizagem docente na escola para aprendizes surdos. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.314-322. ISSN 1984-7114.
Neste trabalho, propomos discutir sobre os processos engendrados na constituição da docência de professores que atuam no contexto de uma escola para aprendizes surdos. O recorte aqui apresentado é decorrente do estudo qualitativo-narrativo desenvolvido com professoras alfabetizadoras do Sistema Público Estadual de Educação de Santa Maria - Rio Grande do Sul, as quais trabalham com crianças surdas. Consideramos, neste recorte, os distintos caminhos que constituem o processo de aprender a ser professor de aprendizes surdos ao longo das últimas décadas, destacando a importância de se compreender o processo de aprendizagem de ser professor, explicitando o reconhecimento dos elementos que mantêm estes sujeitos comprometidos com a docência na diversidade. O percurso investigativo realizado permite destacar que o desenvolvimento da docência no contexto da diversidade produz marcas formativas que são constitutivas dos modos de produção de ser professor. As demandas e os enfrentamentos no contexto no qual os professores atuam põem em evidência os modos culturais específicos desta realidade. Este processo proporciona ao professor a assunção de sua condição de sujeito capaz de transitar com propriedade nesta diversidade e, especialmente, seu comprometimento com a docência no contexto de ensino de aprendizes surdos.
Palabras clave : Aprendizagem Docente; Diversidade/Surdez; Alfabetização.