Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Corpo e movimento: olhar sobre práticas docentes e qualidade na educação infantil. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.127-142. ISSN 1984-7114.
RESUMO Objetivou-se discutir as práticas pedagógicas referentes ao trato com o corpo e o movimento na Educação Infantil e a sua qualidade neste contexto. É um estudo de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. A análise dos dados teve como referencial teórico-metodológico a rede de significações. Os dados indicam que os professores reconhecem a importância do movimento e procuram desenvolvê-lo em suas práticas. No entanto, o concebem como conteúdo curricular a ser desenvolvido em tempos e espaços predefinidos, destituídos de totalidade. Percebe-se assim a necessidade de uma formação que garanta subsídios para que os professores possam construir práticas cotidianas de qualidade, fundamentadas em um olhar crítico sobre a criança e a sua corporeidade
Palabras clave : Corpo Humano; Educação Motora; Educação Infantil.