SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Las percepciones de estudiantes de profesorado y profesores de educación básica sobre libros y vídeos elaborados a partir de la Teoría Social CognitivaResiliEncia y Educacición: aportes teórórico prácticos para la docencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  y  ESQUINSANI, Valdocir Antonio. Contextos e agendas para a formação docente continuada: um estudo de caso longitudinal. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.306-321. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p306-321.

O texto relata um estudo de caso descritivo com base longitudinal, que incidiu sobre os contextos e as agendas de formação docente continuada para professores da educação básica, sob o foco de uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, ao longo de 24 anos. Disposto a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental, o texto propõe uma análise acerca das tendências e dos contextos de formação continuada empenhadas historicamente nesta rede, entre 1989 a 2012. Como conclusão, é possível afirmar que houve - de acordo com o desenrolar de contextos históricos e conjunturais -a organização de agendas distintas para a formação docente continuada que, epistemologicamente, ora se apoiou em projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica, ora em ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.

Palabras clave : Formação Docente Continuada; Educação Básica; Estudo de Caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )