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Psicologia da Educação
versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520
Resumen
STELKO-PEREIRA, Ana Carina et al. Violência virtual entre alunos do ensino fundamental de diferentes estados do Brasil. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.46, pp.21-30. Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180003.
A tecnologia tornou a comunicação mais rápida, porém tornou possível a ocorrência de violência por meio virtual. Este estudo investigou ocorrências de cyberbullying em escolas de diferentes estados brasileiros. Para tanto, foi utilizada a Escala de Violência Escolar, a qual avalia a ocorrência e a gravidade de violência escolar e bullying vivenciada e praticada por alunos. Esta foi respondida por 1534 alunos de seis escolas localizadas nos estados de São Paulo, Ceará, Paraná e Minas Gerais. Notou-se que cerca de 37% dos alunos estavam envolvidos em situações de cyberbullying, dentre eles 23% seriam exclusivamente vítimas, 3% autores e 11% seriam vítimas e autores. Adicionalmente, notou-se haver associação significativa entre ser menina e sofrer ameaças psicológicas (p = 0,041) e receber mensagens ofensivas (p = 0,036). Ser menino associou-se com ser ridicularizado em vídeos (p = 0,051). Verificou-se também que a faixa etária que mais se envolveu em situações de violência virtual foi a de alunos com 15 anos ou mais. Estes resultados são relevantes, pois apontam a necessidade de prevenção ao problema. Seria importante que estudos futuros ampliassem a quantidade e diversidade dos participantes, de modo a se conhecer a prevalência do fenômeno nacionalmente.
Palabras clave : tecnologia; violência; escola; bullying; cyberbullying.