Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Psicologia da Educação
versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520
Resumen
RIGO, Daiana Yamila y DONOLO, Danilo. Envolvimento familiar e compromisso escolar: o desafio de criar vínculos. Psic. da Ed. [online]. 2019, n.48, pp.25-34. Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190004.
Os objetivos desta pesquisa é descrever o perfil de envolvimento familiar e sua relação com a percepção que o professor tem do envolvimento do aluno e de seu rendimento escolar. Participaram do estudo professores, pais e alunos do segundo ciclo, do 4º ao 6º grau, do nível primário do ensino. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários e as notas finais dos alunos. Foi realizada uma análise de dados principalmente quantitativa, produzindo resultados que mostram que a comunicação de expectativas e a ajuda nas tarefas de casa pelas famílias são associadas com uma melhor percepção sobre o envolvimento do aluno em atividades e trabalhos áulicos relatados pelo professor, assim como com um melhor desempenho escolar. Os resultados, um tanto alentadores, mostram a importância de continuar a estabelecer melhores vínculos e espaços nos onde se conjuguem ações de todos os agentes da educação, escola e família.
Palabras clave : família; educação; estudante; compromisso; escola.