Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa; SANTOS, Leontine Lima dos y SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da. Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56991. Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991.
Os temas ética, autonomia e pensamento crítico em práticas de Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) necessitam maiores discussões no campo acadêmico, já que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê o desenvolvimento dessas temáticas como uma das finalidades desse nível de ensino. O objetivo do estudo foi mapear, em artigos de alguns periódicos nacionais da área, a produção do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos professores de EF. Foi realizado um estado de estado da arte em seis periódicos, a partir do descritor “ensino médio” no resumo; foram encontrados 93 artigos, sendo que 25 abordavam os temas em questão e apenas 9 tratavam de um ação, aplicação e/ou intervenção prática nas aulas de EF no EM. Portanto, faz-se necessário incorporar práticas pedagógicas a partir desses temas, com estratégias que valorizem a área, cumpram a legislação e contemplem uma formação integral e cidadã do educando.
Palabras clave : Educação física; Ensino médio; Ética; Pensamento crítico; Autonomia.