Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
MATTER, Paloma Cibele Rivera et al. PIBID Educação Física: experiências na formação de professores. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59669. Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59669.
Este estudo objetiva descrever as vivências formativas dos bolsistas de iniciação à docência do curso de licenciatura em Educação Física no período de 2014 a 2018. As fontes de consulta foram relatórios, currículos lattes dos bolsistas do PIBID e o material produzido coletivamente na escola de atuação. A docência compartilhada foi um fator relevante, significativo e singular para a formação dos futuros professores. O envolvimento dos bolsistas culminou na participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com a apresentação e publicação dos estudos em anais, além da participação em eventos de extensão. Concomitantemente, produziram na escola murais didáticos com temas relacionados ao contexto esportivo e jornais pedagógicos, mediante ações interdisciplinares. Conclui-se que as experiências do PIBID onde a escola é protagonista se transforma em conhecimentos favorecendo a construção da identidade docente e a associação entre teoria e prática e contribuiu para qualificar a prática pedagógica no âmbito profissional.
Palabras clave : PIBID; Capacitação profissional; Educação física.