Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. A presença do termo juventude na produção científica da Educação Física brasileira: para onde vamos?. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67674. Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67674.
Este artigo procura compreender como se dá a presença do termo “juventude” na produção científica da Educação Física (EF) brasileira. Para responder a essa indagação, num primeiro momento, o texto apresenta o debate a respeito da condição juvenil, discutindo a presença dos projetos de escolarização nesse seio. Feito isso, realiza uma revisão de literatura, em termos de artigos científicos, nas principais revistas do campo da EF brasileira. A partir dos resultados, notou-se que ainda é incipiente a participação do campo científico da EF no debate sobre o conceito de juventude. Contudo, a produção do campo começa a entender que as práticas corporais e esportivas são fundamentais para a compreensão das sociabilidades juvenis, sobretudo, na constituição das múltiplas identidades dos jovens.
Palabras clave : Educação física; Juventude; Pesquisa científica; Lazer; Escola.