Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
PROENCA, Victor Henrik Lemos de; MANZATO, Mariana Heloisa y SANT’ANA, Paula Grippa. Metodologias de ensino do karatê-do shotokan para crianças. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78562. Epub 14-Jul-2021. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78562.
O presente artigo tem como objetivo, caracterizar as diferentes metodologias de ensino do Karatê-Do Shotokan para crianças. Utilizando-se de uma pesquisa realizada de forma indireta, por meio de uma revisão bibliográfica. Onde encontrou-se, que as lutas são manifestações elementares da cultura corporal, sofrendo ao longo do tempo constantes modificações, culminando no surgimento de inúmeras lutas ou artes marciais. Entre elas o Karatê-Do Shotokan, tendo como forma tradicional de ensino os três K, pautado no método analítico. Entretanto, no processo de ensino torna-se importante permitir conhecimentos da ciência e da pedagogia do esporte, através das dimensões do ensino e de métodos de ensino global das lutas. E concluiu-se, que para a evolução das crianças no Karatê-Do Shotokan é necessário se pensar em mecanismos pedagógicos, com objetivos claros e concretos, utilizando dos métodos parcial e global, fundamentados nas dimensões do ensino.
Palabras clave : Karatê-do shotokan; Artes marciais; Metodologias de ensino das lutas; Pedagogia das lutas.