Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
MARQUES, Luciana Rosa. Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.468-488. ISSN 2176-6681.
Apresenta os resultados de pesquisa, em um município pernambucano, que teve por objeto a política de democratização/ descentralização da educação, analisada com base nos aportes da Teoria do Discurso. Tomando a gestão democrática como objeto do discurso dos formuladores da política educacional, analisa como ela se constitui, seus elementos e significados, a partir de entrevistas e observações. Entre os resultados, verifica-se que a concepção de democracia adotada no processo de formulação da política educacional pauta-se no alargamento dos direitos sociais, na busca da construção de um espaço público democrático e de uma escola pública plural, democrática e com qualidade social, indicando formas de poder compatíveis com os valores democráticos, a partir de uma regulação democraticamente partilhada.
Palabras clave : Educação como Política; Administração da Educação; Análise de Discurso.