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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de y ALMEIDA, Maria Amélia. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.408-423. ISSN 2176-6681.
Professores da educação especial costumam enfrentar dificuldades em sala de aula com a questão da sexualidade. O objetivo deste estudo foi planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção (curso) para 21 professores de jovens com deficiência intelectual de uma escola especial em uma cidade do interior de São Paulo. O curso durou dois meses e teve caráter teórico e prático, com discussões, dinâmicas de grupo, atividades de role-playing e de resolução de problemas, filmes e também uma atividade prática em sala de aula. Por meio de uma avaliação sobre o curso e de entrevistas, perceberam-se algumas mudanças na forma de os professores interagirem com os alunos quando o tema era a sexualidade, além de reflexões sobre a questão e revisão de sua postura como educadores sexuais.
Palabras clave : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Sexualidade; Capacitação de Professores.