SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo IdebO subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Lenir Maristela; BRIZOLLA, Francéli  y  SILVA, Luiz Everson da. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral: desafios e possibilidades para uma formação emancipatória. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.524-541. ISSN 2176-6681.

A crítica aos currículos fragmentados em disciplinas tem sido recorrente em inúmeras publicações nacionais. A dificuldade para a implantação de currículos não disciplinares nos cursos de ensino superior em universidades estabelecidas há décadas esbarra, principalmente, nas relações de poder dentro das universidades. O setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz parte do plano de expansão das instituições brasileiras de ensino superior e, assim, marcou seu início com o desafio de fazer diferente, ou seja, atuar com currículos não disciplinares. Nesse sentido, apresentamos detalhadamente o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências construído ao longo dos quatro anos de sua existência.

Palabras clave : Currículo; Desenvolvimento Regional; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )