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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de y BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves. Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.519-533. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/277833582.
Acreditando que as crianças das camadas populares têm direito de vivenciar situações nas quais possam, na escola, refletir sobre textos de diferentes gêneros escritos, principalmente os literários, e sobre os princípios do sistema de escrita alfabética, objetiva-se discutir o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita envolvendo meninos e meninas de 5 anos. Para isso, foram acompanhadas duas turmas na última etapa da educação infantil durante um ano letivo. Nota-se que aquelas crianças que puderam explorar narrativas de ficção, cantigas rimadas e outros textos da tradição oral, além de jogos fonológicos, apresentaram progressos marcantes. Conclui-se que, quando o tema é o lugar da escrita na educação infantil, é importante não se ater às duas posições que têm polarizado o debate: a alfabetização precoce com métodos tradicionais ou a supressão do ensino da língua escrita e de sua notação, em nome de preservar-se a ludicidade naquela fase da educação básica.
Palabras clave : educação infantil; educação lúdica; linguagem escrita; alfabetização.