Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
ZACHARIAS-CAROLINO, Aline Gasparini; ONOFRE, Márcia Regina y SOUZA NETO, Samuel de. Análise de prática como dispositivo de formação de uma professora alfabetizadora. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5548. Epub 17-Ago-2023. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5548.
Este relato de experiência, baseado em pressupostos autoetnográficos, objetiva realizar uma análise de prática de uma professora alfabetizadora em início de carreira mediante um plano de aula, buscando identificar quais saberes são mobilizados em suas ações e refletir em que medida esses saberes podem contribuir para o processo de formação docente. Os resultados revelam que os saberes docentes são multifacetados, complexos e oriundos de diversas fontes. À vista disso, a análise de prática constitui um dispositivo de formação docente e identificação de uma cultura profissional, ao possibilitar um espaço de socialização e, consequentemente, aprimoramento do trabalho desenvolvido no âmbito da sala de aula na aquisição de um habitus docente.
Palabras clave : professores iniciantes; profissionalização; formação de professores..