Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
MAIA, Samia Darcila Barros; SOUZA, Cleverton José Farias de; FREUDENHEIM, Andrea Michele y FERREIRA, Lúcio Fernandes. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5690. Epub 22-Dic-2023. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5690.
O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental - anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.
Palabras clave : percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva.