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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
SCHMIDT, Leonete Luzia; BOLLMANN, Maria da Graça Nobrega y SILVEIRA, Camile Martineli. A formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.629-647. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10418.
O artigo resulta de reflexões no âmbito da pesquisa realizada entre 2010 e 2014, vinculada ao Programa Observatório da Educação - Capes/Inep. Busca socializar o quadro referente à formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina, em exercício no ano 2013, utilizando-se de dados do Censo Escolar. Parte-se da compreensão de que a formação dos professores é mediada pelo contexto sociocultural no qual está inserida e se realiza em uma perspectiva dialética, em um processo no qual se articulam teoria e prática, tendo a pesquisa como base para essa formação. Os dados evidenciaram que no Estado de Santa Catarina a formação do professor alfabetizador apresenta fragilidades nessa perspectiva.
Palabras clave : Política de Formação de Professores; Formação Inicial de Professores; Professores Alfabetizadores.