SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Currículo: lecciones del pasado en tiempos de BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MILLER, Janet L.. Autobiografia e a necessária incompletude das histórias de professores. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27182.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.27182.

O artigo é um convite para interrogar meu trabalho sobre autobiografia, gênero e currículo. Em diálogo com a obra de Maxine Greene, em especial com “As formas da infância relembrada”, revisito meu interesse pela autobiografia, como gênero e método, na pesquisa educacional. As questões que atraem minha atenção são os desafios que as teorias pós-estrutural, psicanalítica, pós-colonial e queer apresentam à unidade e à coerência do “eu” intacto e plenamente consciente das práticas autobiográficas ocidentais, assim como aos limites de sua representação. Argumento que a autobiografia, como uma forma de investigação educacional, seja considerada também como literatura, assumindo o potencial da literatura imaginativa de interromper, ao invés de reforçar, as versões estáticas e essencializadas de nossos “eus” e do nosso trabalho como educadores. Esse pode, a meu ver, ser o único motivo para usar a autobiografia como uma forma de investigação educacional.

Palabras clave : Currículo; Autobiografia; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )