SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Autobiografía y la necesaria incompletud de las historias de los profesoresRelaciones entre currículo y didáctica: conceptualizaciones, desafíos y conflictos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SANTOS, Luciola Licinio  y  OLIVEIRA, Leandra de. Currículo: lições do passado em tempos de BNCC. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e24187.  Epub 28-Sep-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.24187.

Este artigo apresenta e discute uma pesquisa realizada em 2012 sobre a implementação de uma proposta curricular denominada Proposições Curriculares, na rede municipal de Belo Horizonte, e tem um duplo objetivo. O primeiro deles é compreender os fatores que levaram à proposta de um novo currículo, bem como a seu processo de elaboração e à sua implementação nas escolas. O outro objetivo é possibilitar uma reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir dessa experiência do passado. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso do tipo etnográfico, em que foi utilizada a observação participante, também a análise documental e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados que foram analisados com recursos da análise de conteúdo. A investigação foi realizada em uma escola na qual foram observadas as práticas das docentes e do grupo gestor, com entrevistas às professoras do ciclo de alfabetização. Baseando-se no ciclo de políticas de Ball e colaboradores, o trabalho mostra os contextos em que essa política curricular emergiu e se desenvolveu, com destaque para a realização prática do currículo. Analisa ainda as tensões e as formas de controle no processo de recontextualização do currículo escrito no cotidiano escolar. Finalmente, aponta as lições que podem ser tiradas dessa experiência para se pensar a BNCC, indicando problemas que um currículo nacional e as concepções que o fundamentam podem trazer para a prática docente e para a formação dos estudantes.

Palabras clave : Prescribed curriculum; Curriculum in action; Policy cycle approach; Curriculum implementation..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )