SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Experiencias docentes, casos relevantes en la práctica docente y formación de profesoresEl uso de un caso didáctico sobre estudiante con discapacidad en la formación inicial de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati  y  ROCHA, Simone Albuquerque da. Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e27232.  Epub 11-Jun-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.27232.

O artigo apresenta a narrativa em forma de caso de ensino sobre a prática leitora de uma professora com crianças do Ensino Fundamental, a partir da poética de Mário Quintana. O trabalho realizado considera a contribuição da literatura na tarefa de ajudar a criança a dar um novo sentido ao mundo por meio das palavras, e, sobretudo, possibilita a experiência estética e lúdica com a linguagem promovendo laços de afeto com a leitura. O objetivo é o de provocar os professores à reflexão a partir do caso de ensino que traz a possibilidade de uma prática leitora significativa e desafiadora, em que o texto literário é um aliado do professor no cotidiano da sala de aula. Adotados como estratégia investigativa e formativa, os casos de ensino e métodos de casos apresentam inúmeras possibilidades, entre elas o potencial formativo para o desenvolvimento profissional de professores a partir de uma narrativa que evidencia a prática potente de uma professora, capaz de promover experiências intensas mediadas por espaços de escuta sensível e diálogos com a obra de Mário Quintana. O caso de ensino concentra possibilidades de ensinar e aprender em processo de alteridade e alternância ao propiciar ao leitor da narrativa colocar-se no lugar de protagonista e com ele partilhar sua prática em um ethos de pertença.

Palabras clave : Casos de ensino; Literatura com crianças; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )