Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino y ORIANI, Valéria Pall. Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na educação infantil. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.145-154. ISSN 2177-6210.
O texto tem como objetivo refletir sobre masculinidade e feminilidade na Educação Infantil, ambiente quase que eminentemente feminino. Apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as relações sociais de gênero nesse nível de ensino em uma escola na qual atuava um homem como professor. Para a consecução da pesquisa foram observadas as práticas pedagógicas de uma professora e do professor de Educação Infantil. Ao final das observações foram entrevistados: a professora, o professor, a coordenadora pedagógica, a diretora e uma atendente de creche. Com base nas contribuições teóricas acerca de cultura e gênero e da análise do material empírico, mostra-se que a identidade masculina e feminina, bem como os papéis sociais para ambos os sexos, historicamente, são construções humanas que podem ser modificadas, principalmente na escola.
Palabras clave : Gênero na Educação Infantil; Masculinidade e Feminilidade na Docência; Cultura e Educação.