Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
VALENTE, Wagner Rodrigues. A constituição do elementar matemático: uma análise de programas de ensino (São Paulo, 1890-1950). Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.196-205. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.04.
O texto analisa os processos e as dinâmicas de constituição do "elementar matemático", entendido como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares. A investigação utiliza como fontes de pesquisa os programas de ensino de aritmética, elaborados no estado de São Paulo, entre os anos 1890 e 1950. Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa a partir de elementos vindos da história da educação. Os resultados encontrados apontam para as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com as vagas pedagógicas a que fica submetido o sistema escolar.
Palabras clave : Elementar; Matemática Elementar; Pedagogia Intuitiva da Matemática; Aritmética Escolar.