Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
VIEIRA, Elisa y AQUINO, Julio Groppa. Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.313-324. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.02.
A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunho dito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulações de Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus da governamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalho investigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial, de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluir que há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseado em uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação de práticas educativas não formais.
Palabras clave : Cidade Educadora; Governamentalidade; Michel Foucault.